/**/

Consultoria ambiental

Nosso objetivo é Identificar e reduzir os possíveis impactos ecológicos que possam estar sendo causados pelas atividades da sua empresa, projeto ou construção. Para livrar sua empresa de problemas fiscais

Consultoria ambiental

Consultoria ambiental

o que faz e como escolher

Os consumidores estão cada vez mais atentos no posicionamento das marcas quanto aos impactos ao meio ambiente e a preservação da natureza. É nessa hora que a Consultoria Ambiental se faz de grande importância.

Os principais motivos para as empresas recorrerem ao serviço de consultoria ambiental são a alta desses assuntos relacionados a sustentabilidade, as multas aplicadas pelos descumprimentos de obrigações ambientais e a necessidade que elas têm de se adequarem a essa realidade.

Com o apelo da mídia muito voltado nessa direção ultimamente com a valorização da preservação, os consumidores têm buscado referências e modelos de marcas politicamente corretas.

CIMO o que fazer e como escolher
Consultoria ambiental - o que fazer e como escolher2
Esses temas são abordados frequentemente em documentários e jornais, mas principalmente na internet, alcançando milhares de pessoas.

Sendo assim, empresas com alto impacto ambiental em seu funcionamento, seja pelo abuso de recursos naturais ou danos ao meio ambiente em sua produção, têm sido vítimas de crises de relações públicas.

Além disso, existem diversas normas que as empresas devem cumprir. As infrações às normas são passíveis de multa pela Polícia Militar Ambiental, e estão dispostas no Decreto no. 60.342/2014 e na Resolução no. 48/2014 da Secretaria do Meio Ambiente.

Saiba mais (linkar o conteúdo aqui) sobre a função, serviços e como escolher a empresa de engenharia ambiental ideal para o seu caso.

O que é a Consultoria Ambiental?

A Consultoria Ambiental é um serviço que pode ser prestado por empresas de engenharia ambiental, biólogos, geólogos e técnicos do meio ambiente.

Seu principal objetivo é identificar e reduzir os possíveis impactos ecológicos que possam estar sendo causados pelas atividades de uma empresa, projeto ou construção, conseguir as licenças necessárias para o funcionamento das atividades e acompanhar as soluções propostas pela empresa.

Durante o projetos, são feitas análises, estudos e relatórios desses impactos, com o intuito de que, ao ser concluído, a empresa esteja de acordo com a legislação aplicada a ela.

Para a análise, o consultor deve levar em conta os recursos naturais envolvidos, a eficiência energética e as leis.

Além disso, é função do consultor ambiental o acompanhamento e implantação projetos de proteção ambiental e sustentabilidade na intenção de trabalhar os valores de determinada empresa.

O que faz um consultor ambiental?

Dentro de uma consultoria ambiental, diversos serviços podem ser prestados, variando apenas da empresa que os oferece, os preços e prazos de execução dos serviços. Eles variam, principalmente, devido a sua complexidade, que pode estar relacionada tanto à execução quanto às burocracias relacionadas a legislação.

Na grande maioria, é função das empresas contratadas o acompanhamento e execução completas das demandas, passando pelos estudos prévios, licenciamento, operação e instalação. Dentre os serviços prestados pela consultoria ambiental, esses são alguns dos alguns dos mais comuns:

O que faz um consultor ambiental

Licenciamento Ambiental

O Licenciamento Ambiental é um procedimento administrativo de prevenção e fiscalização, em que o órgão ambiental da região autoriza a localização, instalação, ampliação e operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais.

Essas, podem ser consideradas efetivas ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental. Este órgão, assim como suas respectivas legislações, varia, entre outras questões, da localização e potencial poluidor dos impactos, podendo ser de competência federal, estadual ou municipal.

Em Minas Gerais, o órgão responsável pela emissão da licença é a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento sustentável. A Licença Ambiental é obrigatória à maioria das empresas e sua ausência pode ocasionar multas de até R$50.000 ou prisão de até 6 meses. A empresa contratada deve ser responsável pela execução e acompanhamento do projeto, além da implantação das condicionantes exigidas após a emissão da licença.

Tratamento de água e efluentes

O tratamento de água consiste no controle interno de qualidade de água para consumo, dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde na Resolução MS 2.914 de 2011. Já o tratamento de efluentes é o processo de filtro de produtos, líquidos ou gasosos, resultantes de ações humanas que retornam a natureza quando não são incorporados no produto ou evaporados.

Os processos para o tratamento podem ser:
Físicos (Remoção de sólidos em suspensões sedimentáveis e flutuantes por):

  • Peneiramento
  • Gradeamento
  • Caixas separadoras de gorduras
  • Sedimentação
  • Flotação
  • Químicos (Quando há utilização de produtos químicos no processo, como)
  • Coagulantes
  • Floculação
  • Neutralização de pH
  • Oxidação
  • Redução
  • Desinfecção

Biológico (Remoção da matéria orgânica dissolvida transformando-a em sólidos sedimentáveis ou gases):

  • Processos aeróbicos (aeração prolongada, lagoas aeradas, lodos ativados, entre outros)
  • Processes facultativos (feitos através da utilização de biofilmes)
  • Processos anaeróbicos (apenas em lagoas anaeróbicas e biodigestores)

É importante lembrar que todos esses processos otimizam a utilização de água na empresa, o que pode trazer retornos financeiros imediatos. Além disso, o despejo de resíduos inapropriados e sem tratamento no meio ambiente acaba gerando multas altíssimas pelo IBAMA e danos a empresa.

Como escolher uma Consultoria Ambiental

Os principais pontos a serem analisados na hora de escolher uma empresa de consultoria ambiental são o preço, atendimento e prazo para realização do serviço.

É importante que, além de experiência, a o consultor ambiental seja claro, transparente e não dependa de termos técnicos que dificultam o entendimento do contratante.

Ao solicitar um serviço, o prazo deve vir junto com o orçamento, assim como um planejamento das ações que serão feitas para atingir os objetivos ambientais propostos.

Todas estas questões acabam interferindo no orçamento, o que faz com que existam empresas que cobram abaixo do valor de mercado e outras que cobram bem acima.

É importante que o valor caiba no orçamento da empresa, mas que não seja o principal fator de decisão, já que a consultoria ambiental mal feita pode gerar grandes dores de cabeça no futuro.

As pesquisas para encontrar uma empresa de consultoria podem ser feitas pela internet, indicação ou pelo órgão ambiental do seu estado.

CIMO - Engenharia e Soluções Ambientais

A Cimo é uma empresa de engenharia e soluções ambientais que presta serviços de tratamento de efluentes industriais para diversas cidades, como Belo Horizonte, Juiz de Fora e toda a região de Minas Gerais.

Desenvolvemos soluções personalizadas, economicamente viáveis e sustentáveis em diversos serviços, como licenciamento ambiental, tratamento de efluentes, reflorestamento e perícias ambientais. 

Há 2 anos no mercado, somos referência em Minas Gerais, focando sempre em realizar serviços com eficiência e de formas inovadoras. 

Faça seu Tratamento de Efluentes com especialistas. Entre em contato e converse com profissionais experientes e de confiança.

Entre em contato