Você Sabia?

Nos últimos anos tem-se observado uma tendência de desenvolvimento da conscientização ambiental, seja pelo reconhecimento do tema, preocupação com o meio ambiente ou pelos impactos causados pelas alterações ambientais, como a escassez hídrica. Apesar da preocupação, muitos se perguntam o que pode ser feito para melhorar as condições ambientais e quais ações já estão sendo tomadas. Em nosso blog, através do Você Sabia, buscamos divulgar e apresentar informações relacionadas à temática ambiental, porém existem muitas outras fontes de conhecimento e informações interessantes.

Neste sentido, o Você Sabia de hoje é voltado à apresentação do Banco de Boas Práticas Ambientais, portal destinado ao incentivo e à divulgação de práticas industriais que contribuem com o meio ambiente por meio de projetos de produção sustentável com ganhos econômicos. Trata-se de uma iniciativa da FIEMG em parceria com a Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM), na qual empresas e indústrias compartilham suas ideias, práticas e resultados, com o objetivo mútuo de melhoria dos processos e desempenho ambiental. Assim, o Banco de Boas Práticas Ambiental é uma via de mão dupla, permitindo a troca de experiências, ensinamentos e aprendizados.

São elegíveis ao cadastramento no portal empresas de Minas Gerais regularizadas junto aos órgãos ambientais (caso sejam passíveis de licenciamento). Para isso, deve-se preencher um formulário padrão visando à descrição da iniciativa, investimentos requeridos e resultados alcançados. Após preenchido, deve ser enviado ao Banco de Boas Práticas Ambientais para avaliação. Se a iniciativa for reconhecida como boa prática, esta será incluída e divulgada no portal.

Além de promover a troca de experiências, a divulgação das iniciativas também contribui para a melhoria da imagem da empresa e possiblidade de expansão das práticas. No fim das contas, todos saem ganhando: empresas, meio ambiente e sociedade.

Nós próximos Você Sabia vamos escolher algumas boas práticas e discuti-las para destacar a importância de cada uma delas. Não perca! Se preferir, pode consultar diretamente o portal através do link abaixo.  Para saber mais sobre o assunto ou implementar alguma boa prática em sua empresa, entre em contato com a equipe da CIMO Engenharia e Soluções Ambientais.

Fonte: Banco de Boas Práticas Ambientais