Boas práticas ambientais em laticínios

Você Sabia?

Hoje vamos falar um pouco sobre como evitar e/ou minimizar impactos ambientais na indústria de laticínios. Esta edição do Você Sabia apresentará um estudo de caso originalmente disponibilizado no Banco de Boas Práticas Ambientais, portal da FIEMG. Se você ainda não conhece o portal, dê uma olhadinha no Você Sabia do dia 02/01 e fique por dentro.

A indústria de laticínios é um importante setor da economia brasileira e figura em destaque entre os principais produtores mundiais de leite de vaca, com mais de 35 milhões de toneladas anuais – que confere o posto de 4° maior produtor no mundo (FAO, 2017). Apesar da relevância econômica, diversos gargalos ainda precisam ser superados, entre eles, os aspectos ambientais da produção. Para se ter uma ideia apenas do consumo de água, para cada litro de leite recebido no laticínio podem ser consumidos até 6,6 litros de água.

Visando à redução no consumo deste importante insumo, um laticínio de Sete Lagoas /MG implementou um sistema de reuso da água extraída do processo de evaporação do leite. A etapa de evaporação do leite é necessária para a concentração do leite para a fabricação de leite condensado e leite em pó, por exemplo. O reuso consiste em direcionar o vapor de água para condensadores e, em seguida, para caldeiraria. Além da recuperação e aproveitamento da água, este sistema possibilitou a redução do consumo de energia, uma vez que a água condensada entra nas caldeiras em temperaturas já elevadas. A água excedente não utilizada nas caldeiras é encaminhada à etapa tratamento para ser utilizada novamente no processo produtivo. Ao longo de quatro anos de monitoramento, verificou-se que 365 mil m³ de água, correspondente a 22% de toda a água consumida no empreendimento foi proveniente do sistema de reuso.

Vale destacar que a viabilidade de se implementar este sistema depende das caraterísticas de cada empreendimento. Porém, se você ficou interessado em implementar alguma boa prática em seu laticínio, existem diversas outras ações que, além de ajudarem o meio ambiente, poderão promover a redução de custos e aumento da competitividade da empresa. Algumas delas podem ser conferidas no portal da FIEMG específico para laticínios, mas em caso de dúvidas e necessidade de assessoria na implementação, entre em contato com a equipe da CIMO Engenharia e Soluções Ambientais. Estaremos prontos para atende-lo (a).

Fonte: http://www7.fiemg.com.br/Cms_Data/Contents/central/Media/Documentos/Biblioteca/PDFs/SDI/2016/BoasPraticasAmbientais/Boas-Pr-ticas-Itamb-.pdf

http://www.feam.br/images/stories/producao_sustentavel/levantamentos/plano_acao_laticinios.pdf

http://www.baldebranco.com.br/dez-paises-top-no-leite/