Infraestrutura de Dados Espaciais IDE

Você Sabia?

Um dos grandes desafios para quem trabalha com dados geoespaciais é a busca por determinada informação, de forma confiável, atualizada e rápida. Não é incomum, por exemplo, encontrar dados conflitantes em relação a um mesmo item pesquisado quando estes dados foram gerados por fontes distintas. Essas dificuldades acabam limitando a difusão e, consequentemente, o uso de dados georreferenciados por diversos usuários.

Receba Nossas Atualizações

Neste contexto, foi lançada, em 2018, a plataforma Infraestrutura de Dados Espaciais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IDE – SISEMA). A plataforma, que abrange todo o território do Estado de Minas Gerais, objetiva promover a adequada organização dos processos de geração, armazenamento, acesso, compartilhamento, disseminação e uso dos dados geoespaciais oriundos das atividades, programas e projetos ambientais e de recursos hídricos desenvolvidos pelo SISEMA. O acesso à plataforma é realizado on-line e de forma gratuita, sem necessidade de cadastros.

Na prática, esta nova ferramenta possibilita que técnicos, pesquisadores, empreendedores e outros interessados acessem a base oficial de dados geoespaciais de MG. Assim, nela podem ser consultados diversos tipos de dados (hidrografia, relevo, área protegidas, tipos de solo, uso e cobertura do solo, entre outros), sendo possível também o upload de dados do usuário, além de download das camadas de interesse. Cabe destacar, ainda, a interface desta plataforma com o licenciamento ambiental no estado. De acordo com a DN 217/2017, além das características relacionadas ao porte e potencial poluidor do empreendimento, também são verificados os critérios locacionais para a definição do tipo de licenciamento a que determinado empreendimento será submetido. A verificação dos critérios locacionais está sendo realizada com base nas informações extraídas da plataforma IDE, o que denota ainda mais importância à ferramenta.

Ficou interessado no uso da plataforma IDE? Acesse o site e explore as potencialidades da ferramenta.

Caso tenha dificuldades na interpretação dos dados aplicáveis ao licenciamento ambiental do seu empreendimento, entre em contato com a equipe da Cimo Engenharia e Soluções Ambientais. Estamos prontos para atende-lo (a).

Receba Nossas Atualizações