Você Sabia? MapBiomas

Você Sabia?

A avaliação sistemática do uso e ocupação do solo é uma atividade de suma importância em diversas áreas. Dentre elas destaca-se a ordenação do território, planejamento urbano e rural e proteção do meio ambiente. Em geral, nesse tipo de avaliação, quanto maior a área amostrada, melhor se torna o entendimento das inter-relações de diversos fatores envolvidos na dinâmica de uso e ocupação do solo. Por outro lado, mais complexa e dispendiosa se configura essa tarefa, visto que demanda maior conjunto de dados, elevada capacidade de processamento e maior tempo de desenvolvimento dos projetos, além da necessidade recorrente de atualização.

Receba Nossas Atualizações

Diante desse cenário, foi desenvolvido o projeto Projeto de Mapeamento Anual da Cobertura e Uso do Solo do Brasil – Mapbiomas, uma iniciativa que envolve uma rede colaborativa com especialistas nos biomas, usos da terra, sensoriamento remoto, SIG e ciência da computação que utiliza processamento em nuvem e classificadores automatizados desenvolvidos e operados a partir da plataforma Google Earth Engine para gerar uma série histórica de mapas anuais de cobertura e uso da terra do Brasil.

Atualmente, está disponível o mapa de uso e ocupação do solo de todo o território brasileiro entre os anos de 2000 a 2016, sendo que ainda esse ano deverá ser finalizado o mapeamento para os anos de 1985 a 2017. Além do produto prontamente disponível (de forma gratuita!), também é possível analisar a mudança de uso do solo entre períodos definidos pelo usuário. Para os entusiastas que queiram se aventurar no desenvolvimento do seu próprio mapeamento, é possível acessar os dados originais de imagens de satélites e consultar a metodologia empregada no projeto.

Dessa forma, seja para o usuário iniciante ou para aqueles mais avançados no assunto, o Mapbiomas representa uma importante ferramenta na promoção do desenvolvimento ordenado e sustentável do território. Ficou interessado no tema? Entre no site e explore o conteúdo do projeto Mapbiomas.

Receba Nossas Atualizações