O sistema Webambiente permite a elaboração de estratégicas para recuperação de áreas degradadas.

Você Sabia

Quando se discute regularização ambiental, especialmente no meio rural, um dos primeiros temas que surge é o Código Florestal (Lei 12.651/2012) e suas exigências. Umas das ferramentas previstas no Código é o Cadastro Ambiental Rural, já conhecido por muitos produtores. Mas uma vez realizado o diagnóstico da propriedade rural por meio do CAR, como proceder para a regularização das áreas de reserva legal,  APP’s e recuperação das áreas degradadas?

Receba Nossas Atualizações

Diante desse desafio, a Embrapa e o Ministério do Meio Ambiente, em cooperação com diversos especialistas de diferentes instituições de pesquisa e extensão rural, desenvolveram o sistema WebAmbiente. Trata-se de um sistema de informação interativo para auxiliar tomadas de decisão no processo de adequação ambiental da paisagem rural e contempla o maior banco de dados já produzido no Brasil sobre espécies vegetais nativas e estratégias para recomposição ambiental. Nesse sistema estão disponibilizadas desde informações sobre legislação florestal, estratégias de recomposição, tipos de mudas mais adequadas a cada região do Brasil, além de uma série de vídeos e artigos publicados para auxiliar no processo de recuperação das áreas.

Aliando todas essas informações foi desenvolvido o Simulador de Recomposição Ambiental do WebAmbiente, que permite ao usuário inserir dados de uma área a ser recuperada, como bioma, delimitação da área, uso e tipo do solo e outros. Quanto maior o nível de detalhamento das informações inseridas no sistema, mais personalizada será a estratégia de recomposição. Ao final, é gerado um relatório com orientações e sugestões específicas para recomposição da sua área como boas práticas para preparo inicial do local, estratégias de recomposição mais adequadas às condições da área e lista de espécies nativas apropriadas para plantio.

Após usar o simulador você poderá baixar ou imprimir o relatório. Tudo isso de uma forma intuitiva, interativa e gratuita. Para acessar o sistema basta se cadastrar no site WebAmbiente com o nome e e-mail do usuário. Destaca-se que, apesar da praticidade do sistema, é de suma importância o acompanhamento do projeto de recomposição por um profissional capacitado. Ficou interessado nessa novidade? Entre no site, descubra as possibilidades de recuperação e, no caso de dúvidas, entre em contato com a CIMO Engenharia e Soluções Ambientais.

Receba Nossas Atualizações